vibrações
Para medição da vibração são utilizados transdutores , que captam a quantidade a ser medida a transformando geralmente em sinal elétrico.
Acelerômetro
Consiste em um sensor ou transdutor, que gera um sinal elétrico, respondendo a aceleração ou a desaceleração aplicada em seu eixo sensível ou(paralelo) A aceleração sofrida pode ser constante(Exemplos incluem a aceleração devida à gravidade da Terra ou a aceleração centrífuga de um merry-go-round em rotação constante), transitória( Exemplos incluem a desaceleração que um automóvel sofre durante a frenagem ou os efeitos de aceleração vividas por uma montanha-russa em que negocia sua trilha.Aceleração transiente é o resultado do movimento descontínuo) ou periódica(Exemplos incluem a vibração de máquinas rotativas, tais como motores e rolamentos ou a aceleração experimentada por um pêndulo livre oscilante. Aceleração periódica é o resultado de movimento contínuo).
Para os sensores dos acelerômetros são utilizados transdutores piezoelétrico, piezoresistivo, e capacitivo.
Efeito Piezelétrico – A medida que um cristal sofre com a atuação de uma força(a força provoca um estresse no cristal), uma carga é acumulada sendo esta diretamente proporcional a força. Tal carga irá passar por um amplificador, medindo assim a amplitude da carga. A geometria apresentada pelos sensores determinam parâmetros cujo cristal é sensível como força , pressão , aceleração. Os acelerômetros empregam cristais de quartzo(naturais), ou cerâmicos (feitos pelo homem). São mais versáteis e economicos medindo aceleração transiente e periódicas rápidas.
Efeito Piezoresistivo- O material resistivo é ligado a um feixe que sofre flexão sob a influencia de aceleração, a deflexão sofrida implica numa variação da resistência. A configuração paraa resistência é feita segundo um circuito de ponte de Wheatstone, a qual fornece uma mudança na tensão de saída que é proporcional a