Efeito Dopller
Christian Doppler Nasceu em 29 de novembro de 1803 em Salzburgo e morreu em 17 de março de 1853 em Veneza, filho de Johann e Theresa Doppler, Fez o curso primário em Salzburgo, e o secundário em Linz, onde ficou evidente o talento de Doppler para Matemática.
Aos 19 anos, por recomendação de Simon Stampfer, seu professor, Christian estudou Física e Matemática no Instituto Politécnico de Viena), Graduou-se em 1825, aos 21 anos, e voltou a Salzburgo, onde ensinara Física e Matemática. (I)
Suas conquistas
Tornou-se diretor do Instituto de Física e professor de Física Experimental na Universidade de Viena. Escreveu seus primeiros trabalhos no campo da Matemática, mas, em 1842, publicou uma obra intitulada "Sobre as Cores da Luz Emitida pelas Estrelas Duplas", na qual ele apresenta os fundamentos do efeito Doppler, tanto com o som quanto com a luz. (II)
Efeito doppler
Efeito Doppler é um fenômeno físico observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador, foi descrita teoricamente pela primeira vez em 1842. (III) Doppler observou que o comprimento de uma onda sonora produzida por uma fonte em movimento se altera. Quando a fonte está se aproximando do observador, o comprimento de onda diminui (ou seja, o som se torna mais agudo); quando ela se afasta, ele se torna maior (fica mais grave). (IV)
Esse fenômeno, não é exclusivo do som, mas se manifesta também nas ondas eletromagnéticas. Doppler chegou a prever que ele seria válido para a luz, mas isso só pôde ser devidamente explicado mais tarde, pelo francês Fizeau. (V)
A mudança relativa na frequência das ondas pode ser explicada desta maneira: Quando a fonte das ondas está se movendo na direção do observador, cada crista de onda sucessiva será emitida de uma posição mais próxima do observador do que a última. Portanto, cada onda leva um pouco menos de tempo para alcançar o observador do que a última, e assim, há um aumento na