Peridiocidade
O som musical, que provoca sensações agradáveis, é produzido por vibrações periódicas. O ruído, que provoca sensações desagradáveis, é produzido por vibrações aperiódicas.
No ouvido, as ondas atingem uma membrana chamada tímpano. O tímpano passa a vibrar com a mesma frequência das ondas, transmitindo ao cérebro, por impulsos elétricos, a sensação denominada som.
A produção do som está relacionada com as vibrações de materiais, e ao falarmos vibramos as nossas cordas vocais assim transmitindo o som.
II Das fontes sonoras até os nossos ouvidos as vibrações produzem ondas que se propagam no meio material: sólido, líquido e gasoso. Entretanto para o som poder se propagar é necessário um meio, ou seja, como por exemplo, a água; e por conta disso o som não se propaga fora da atmosfera, pois no vácuo, onde não há matéria, o som não consegue se propagar.
Ressonância: Quando um corpo começa a vibrar por influência de outro, na mesma frequência deste, ocorre um fenômeno chamado ressonância. Como exemplo, podemos citar o vidro de uma janela que se quebra ao entrar em ressonância com as ondas sonoras produzidas por um avião a jato. EX tentar quebrar um vidro de cristal .
Efeito Dopller: Este efeito é perceptível quando uma fonte sonora esta em movimento e um observador parado, ou ao contrario, pois quando a fonte está perto o som é agudo e logo quando se afasta o som se torna grave. Esse fenômeno recebeu o nome de efeito Doppler, em homenagem ao físico austríaco Christian Doppler (1803-1853) por seus trabalhos que permitiram compreender esse