Fontes de recursos
Vamos descrever sobre alguns tópicos de fonte de recursos, ou seja, de onde a empresa pode tirar dinheiro para seus investimentos, pois para funcionar, as empresas precisam de dinheiro. O simples fato de uma empresa precisar de um imóvel para se instalar, máquinas e equipamentos para produzir, pessoas para trabalhar, matérias-primas para processar, revela, na verdade, a necessidade de recursos financeiros que permitam alugar ou comprar o imóvel, adquirir as máquinas e equipamentos, pagar os salários do pessoal, comprar as matérias-primas, recolher os impostos, etc. Nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial nem pode funcionar sem algum capital de giro.
O capital inicial é representado pelos recursos consumidos para o aluguel ou compra de imóvel, aquisição de máquinas e equipamentos, enfim, recursos empregados na abertura da empresa. O capital de giro refere-se ao volume mínimo de recursos para manter a empresa em condições normais de funcionamento, ou seja, para financiar suas necessidades operacionais, desde a aquisição de matérias-primas (ou mercadorias) até o recebimento pela venda do produto acabado. As fontes de recursos podem ser próprias ou provenientes de recursos de terceiros. O financiamento é uma operação por meio da qual a empresa obtém recursos financeiros de terceiros para o capital de giro, bem como para investimentos. As fontes para o financiamento dos investimentos empresariais podem ser classificadas em fontes de curto prazo e fontes de longo prazo.
Iremos descrever a empresa Lira Comercio de Cadeiras LTDA, que é uma empresa de pequeno porte, e que vem crescendo ao longo dos anos, e que tanto em sua fundação até hoje usa como forma de pagamento as notas promissórias, como forma de pagamentos, e ao longo de seus dez anos tem pouquíssimos históricos de inadimplência.
As empresas dispõem de muitas possibilidades de fontes de recursos, neste trabalho descrevemos algumas como: Notas Promissórias,