Fontes de energia em Portugal
EEQ- 3º Ano, LEGI- IST
Trabalho nº3: Fontes de energia em Portugal
Docentes: Prof. Maria de Lourdes dos Santos Serrano Prof. Clemente Manuel Pedro Vicente Nunes
Discentes: João Xarepe – 76393 Cristian Sasmiresan - 76454 Manuel Leitão - 76540
6deDezembro de 2014
Índice
Introdução
Desde o aparecimento da espécie humana (homo sapiens), há mais de 300 mil anos, que o ser humano utiliza fontes de energia para a sua própria sobrevivência. Partindo da descoberta do fogo, passando pela invenção da máquina a vapor até à descoberta da energia nuclear, estas fontes de energia tiveram um grande desenvolvimento e uma grande diversificação.
Foi com base nesta mudança, e no âmbito da unidade curricular de Elementos de Engenharia Química, foi proposta a realização do projecto relativo à existência e evolução das fontes de energia no nosso país, Portugal.
Posto isto, o trabalho irá abordar assuntos como a diversificação das fontes de energia, perspectivas para a produção de electricidade até 2020 em Portugal e em Espanha bem como os possíveis riscos para Portugal, a determinação do custo de uma caloria resultante de diversos tipos de combustíveis, as principais fontes de energia para a utilização doméstica consumidas e ainda a sua variação ao longo dos últimos anos. Cada um destes tópicos tem um papel fulcral na posição estratégica do nosso país no sector da energia, permitindo analisar os pontos fracos e os fortes que daí advêm.
A energia é sem dúvida uma fonte da qual o ser humano se tornou fortemente dependente. Tal verifica-se devido ao estilo de vida que a maioria das populações do século XXI apresenta, isto é, sendo impossível desfrutá-la sem o consumo de recursos energéticos. O desenvolvimento da maioria das sociedades, tal como a portuguesa, tem como principal ingrediente a energia, essencialmente eléctrica, como poder-se-á observar mais