Fonte de Heron
RESUMO
Este projeto consiste em mostrar mais um meio de aproveitar a água da chuva, sendo neste aproveitá-la para haver o funcionamento de uma Fonte de Heron, esta que por sua vez não necessita de energia elétrica para funcionar. A partir deste preceito, o projeto propõe a ideia de que esta fonte possa ser arquitetada, em grandes proporções, na cidade de Belém do Pará por ser uma cidade com elevados índices pluviométricos. Sendo assim, o mesmo mostra mais uma ideia de como se aproveitar a água da chuva, sendo uma ideia sustentável, além de existir a possibilidade de ser uma atração turística.
Palavras-chave: chuva; fonte; Belém; sustentável.
INTRODUÇÃO
Heron foi um grande engenheiro, matemático e físico. Acredita-se que o mesmo viveu em torno de 10 a 70 d.C. Este deixou grandes invenções e contribuições nas ciências exatas tais como: foi o primeiro inventor a documentar o motor movido a vapor e também a “aeolipile” (aparato que funciona como uma bobina através de vapor), além de ter deixado a conhecida Fórmula de Heron usual para calcular a área de um triângulo em termos de seus lados. Também contribuiu na astronomia onde forneceu o método computando a distâncias entre Roma e Alexandria através da hora local do eclipse lunar. (MARDEGAN, 2006)
Além de todas estas contribuições que Heron deixou nas ciências exatas, existe uma destas que será foco neste projeto, a Fonte de Heron. A fonte consiste de três recipientes, um aberto (A) e dois fechados (B e C) e, três canos que ligam os recipientes como mostra a figura 1. A mesma funciona a partir da diferença de pressão nos três recipientes envolvidos. A água é adicionada ao recipiente A e esta escoa até C aumentando a pressão sobre este. Com isto, o ar do recipiente C é empurrado para B e este ar que chega empurra a água contida em B para o recipiente A mantendo a coluna de água e fazendo o ciclo funcionar até o momento no qual toda a água do recipiente