espectroscopia de massa
Tratamento de efluentes industriais
Acadêmica: RA:
1) Explique o funcionamento de um sistema de lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas.
2) Explique o funcionamento de um sistema de tratamento de esgotos composto por um reator VASB seguido por lodos ativados explicitando as vantagens, desvantagens e problemas operacionais.
Características:
• Biomassa cresce dispersa – formação de grânulos de bactérias que servem como meio suporte
• Concentração de biomassa elevada – manta de lodo
• Formação de CH4 (metano) e CO2
• Biogás – metano - queima ou reaproveitamento
• Baixa produção de lodo – já estabilizados – leitos de secagem
• Não há necessidade de decantação primária
O reator UASB em sua coluna ascendente consiste de um leito de lodo, sludge bed, uma zona de sedimentação, sludge blanket, e o separador de fase, gassolid separator - GSS Este separador de fases, um dispositivo característico do reator tem a finalidade de dividir a zona de digestão (parte inferior), onde se encontra a manta de lodo responsável pela digestão anaeróbia, e a zona de sedimentação (parte superior). A água residuária, que segue uma trajetória ascendente dentro do reator, desde a sua parte mais baixa, atravessa a zona de digestão escoando a seguir pelas passagens do separador de fases e alcançando a zona de sedimentação.
A água residuária após entrar e ser distribuída pelo fundo do reator UASB flui pela zona de digestão, onde se encontra o leito de lodo, ocorrendo a mistura do material orgânico nela presente com o lodo. Os sólidos orgânicos suspensos são quebrados, biodegradados e digeridos através de uma transformação anaeróbia, resultando na produção de biogás e no crescimento da biomassa bacteriana. O biogás segue em trajetória ascendente com o líquido, após este ultrapassar a camada de lodo, em direção ao separador de fases.
No separador de fases, a área