Fonte de Heron
1. Introdução .......................................................................... 2
2. Materiais ............................................................................ 3
3. Conceitos Físicos ............................................................... 4
4. Montagem............................................................................7
5. Considerações finais ......................................................... 11
6. Referencial Bibliográfico ................................................. 11
1. Introdução
Heron foi um grande engenheiro, matemático e físico. Acredita-se que Heron viveu em torno de 10 a 70 d.C.Ele era conhecido também como Hero ou Heron de Alexandria. Hero deixougrandes invenções e contribuições nas ciências exatas tais como: foi o primeiro inventor a documentar omotor movido a vapor e também a “aeolipile” (aparato que funciona como uma bobina através de vapor), além de ter deixado a conhecida Fórmula de Heron usual para calcular a área de um triângulo em termos de seus lados. Também contribuiu na astronomia ondeforneceu o método computando a distâncias entre Roma e Alexandria através da hora local do eclipse lunar. Além de todas esses legados deixados por ele houve um em especial que nos dedicamos em reproduzi-lo. O aparato leva o nome de Fonte de Heron.
A fonte de Heron consiste de um aberto e dois esféricos fechados: O primeiro que chamamos de A, totalmente aberto à atmosfera e os outros dois fechados, que chamamos de B e C. Todos são conectados por 3 tubos como mostra a Fig.1.
Para que a fonte comece a funcionar é necessário que o vaso B esteja parcialmente cheio de água, o vaso C e o A com água até o nível do extremo do tubo que interliga os vasos A e C. Colocando água no vaso A, suficiente para encher o tubo que interliga os vasos A e C, estabelece-se uma coluna de água no tubo aumentando a pressão do ar dentro dos vasos B e C. A pressão B, sendo