Fonte de Heron
Roteiro de apresentação
Introdução: Vamos mostrar o que é a fonte de Heron. Podemos criar um chafariz funcional sem baterias elétricas ou algum tipo de entrada de energia, usando apenas a força da gravidade. Utilizamos materiais baratos na construção desse experimento, porém nada impede de utilizar outros materiais, seja por motivos de estética ou outros.
O experimento mostra como que recipientes conectados com energia potencial diferente produzirão pressões internas diferentes, ocasionando um fluxo da água de um reservatório para outro.
Funcionamento:
A garrafa do nível 2 é a única que já contém água e começa cheia.
Primeiro colocamos certa quantidade de água no nível 1 para dar funcionamento a fonte. Quanto mais água adicionamos, mais tempo a fonte dura e mais alto o chafariz fica. A água adicionada desce por um tubo do nível 1 ao 3.
Como o sistema todo está vedado, ou seja, não há saída nem de ar ou água por nenhuma das garrafas ou tubos, a água que desce até o nível 3 ocupa o espaço que antes era ocupado pelo ar, fazendo com que a pressão interna da garrafa aumente e faça o ar subir pelo tubo e escapar para a garrafa do nível 2, que já está cheia de água. Na garrafa do nível 2 acontece a mesma coisa, porém ao invés da água ocupar espaço na garrafa e expulsar o ar, o ar que chega ocupa o espaço da garrafa e a água sobe pela única saída que sobrou, voltando ao nível 1 passando pelo conta-gotas no final do tubo, produzindo o chafariz.
Este ciclo vai se repetindo até o momento que a água na garrafa do nível 2 acabe e sobre apenas ar na garrafa. Então para dar início ao processo novamente nós voltamos ao ponto inicial onde o nível 2 está cheio de água e o nível 3 vazio.
Fórmulas:
Podemos medir a pressão na garrafa C a partir da seguinte fórmula:
Onde “
” é a pressão atmosférica em A
“d” é a densidade da água
“H” é a coluna de água que vai de A até B é a pressão em B
A medida que o volume de água