Fonoaudiologia educacional
Professor: Márcio Jose
Rodolfo Oliveira
[FONOAUDIOLOGIA
EDUCACIONAL]
Fonoaudiologia e saúde coletiva: campanha de promoção
Introdução
A Fonoaudiologia abrange muitas áreas, dentre elas, a Fonoaudiologia Educacional.
Lembrando que a Fonoaudiologia nasceu na Educação. Atualmente, a Fonoaudiologia tem retomado o lugar que lhe cabe no âmbito educacional, porém com uma visão menos curativa, afastando-se do modelo clínico de atendimento, trabalhando dentro de escolas, creches entre outros. O objeto de trabalho fonoaudiológico em escolas deve estar voltado à promoção, aprimoramento e prevenção de alterações relacionadas à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz, visando favorecer e otimizar o processo de ensino e aprendizagem.
É feita uma triagem na escola avaliando a audição, linguagem e alterações oromiofuncionais, essa triagem tem caráter complementar ao trabalho Fonoaudiológico existente. Prevenindo e encaminhando para o tratamento de cada alteração encontrada, pois não é realizado na escola. O atendimento clínico/terapêutico é permitido somente nas escolas de educação especial, desde que seja respeitado o horário escolar do aluno.
Também, há a participação na elaboração de Projeto político pedagógico e atuação efetiva nas reuniões de pais e professores, alertando e informando sobre alterações, como proceder em cada uma delas, promovendo literalmente a saúde e prevenindo possíveis alterações e distúrbios.
PONTUANDO O TRABALHO FONOAUDIOLÓGICO NAS ESCOLAS
O ponto inicial do trabalho consiste no Diagnóstico Institucional, objetivando conhecer as características da Instituição (local e suas necessidades), a fim de que seja elaborado um projeto condizente com a realidade.
As triagens - consideradas como avaliações rápidas tendo como objetivo um pré-diagnóstico, aplicadas em indivíduos ou grupos – são também utilizadas no trabalho preventivo. Estas têm o objetivo de identificar as características de uma determinada população, a fim de que seja