BIOSSEGURAN A
TURMA: 3BN
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA
DOCENTE: CATARINA MATOS
DISCENTES:
DANIELE VALENTE
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
BIOSSEGURANÇA NO LABORATÓRIO
2015
BIOSSEGURANÇA NO LABORATÓRIO
Introdução
Devido à natureza das atividades realizadas em laboratórios onde são manipulados microrganismos, os profissionais ou alunos que neles trabalham estão sujeitos a riscos biológicos e muitas oportunidades de contrair infecções de severas consequências resultantes da exposição a agentes patogênicos. Para maior segurança em um laboratório é preciso seguir algumas instruções como a utilização de equipamentos de Proteção Individual ou EPIs que são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante a realização de uma determinada atividade, e os equipamentos de Proteção Coletiva, ou EPC, que são equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade.
Objetivo
Conhecer as regras para o trabalho com agente patogênico, os riscos biológicos, químicos e tóxicos com os quais se tem contato no laboratório, aprender as precauções e procedimentos de biossegurança. Seguir as regras de biossegurança, evitar trabalhar sozinho com material infeccioso, uma segunda pessoa deve estar acessível para auxiliar em caso de acidente. Usar luvas sempre que manusear material biológico. Abrir cuidadosamente tubos e frascos, manipular os tubos, frascos, pipetas ou seringas com as extremidades em direção oposta ao operador, limpar toda a área com solução desinfetante após o término do trabalho. Manter o laboratório limpo e arrumado, devendo evitar o armazenamento de materiais não pertinentes ao trabalho do laboratório.
Conclusão
Luvas devem ser usadas em todos os procedimentos que envolverem o contato direto da pele com toxinas, sangue ou materiais infecciosos. Anéis ou outros adereços de mão que interferem