Folder
Pílula Anticoncepcional
Alunos: Gabriel Chrystofher Sandrini Borges
• O que é?
A pílula anticoncepcional é um remédio à base de hormônios que deve ser tomado diariamente e tem 98% de eficácia contra a gravidez indesejada. • Como usar?
- Pílula de uso contínuo: Deve-se tomar 1 pílula por dia, sempre no mesmo horário, todos os dias, sem pausa entre as cartelas.
- Pílula normal: Deve-se tomar 1 pílula por dia, sempre no mesmo horário até o fim da cartela, e depois fazer uma pausa de 4, 5 ou 7 dias dependendo da pílula e então iniciar uma nova cartela.
Deve-se sempre seguir as orientações da bula do medicamento e as inscrições vindas à própria cartela.
• Como age no organismo?
1- A pílula contém versões sintéticas de estrogênio e progesterona que enganam o cérebro. Daí, a massa cinzenta acredita que os hormônios na circulação foram fabricados pelos ovários e deixa de financiar sua produção.
2- O estrogênio em alta impede a secreção de FSH,hormônio que estimularia a maturação dos folículos contendo os óvulos. Com a progesterona à solta,também não há secreção de outro hormônio, o LH, evitando que haja ovulação.
3-A pílula interfere ainda nos movimentos da tuba uterina para assim, barrar a chegada do óvulo ao útero. Trata-se de uma medida preventiva caso a primeira e principal ação do anticoncepcional, que é impedir a ovulação, falhe.
4-Por fim, a progesterona toma o endométrio menos espesso, dificultando que o óvulo fecundado se fixe a essa fina parede. Ela também aumenta a quantidade de muco no colo uterino para os espermatozoides não consigam ultrapassá-lo
• Vantagens e Desvantagens
Vantagens:
- diminui o risco de câncer de ovário e de útero;
- diminui as cólicas;
- diminui risco de anemia provocada por perda de sangue abundante durante a menstruação.
Desvantagens:
A principal desvantagem da pílula anticoncepcional são os efeitos colaterais que ela