Folder De Tuberculose
Agradecemos a professora Adriana F. N. Nagy da Silva por todo apoio prestado e toda orientação fornecida, aproveitamos o ensejo para parabenizar a nossa docente Adriana pela profissional que ela é, e deixamos aqui a nossa satisfação em tê-la em nossa vida acadêmica.
Objetivo
Aprimorar os conhecimentos, para melhorar a compreensão, e proporcionar aos alunos de enfermagem da UNIME uma visão ampla no tratamento da tuberculose, considerando a fisiopatologia da doença e o tratamento farmacológico e sobre tudo levando em consideração o doente como um ser Biopsicossocioespiritua
Organização
Daniel de Assis
Dailma Carvalho
Luana Oliveira
Lisânia
Rosicler Santos
Simone Sousa
Avenida Luis Tarquínio Pontes, 600 - Centro, Lauro de Freitas - BA, 42700-000
(71) 3378-8900
A tuberculose
Pode ser manifestada por sintomas como cansaço, falta de apetite, suores ou febre, por exemplo, no entanto, é comum surgir outros sintomas, de acordo com o órgão que é afetado pela doença.
A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Bacilo de Koch (BK) que, geralmente, afeta os pulmões, mas que pode afetar qualquer outra área do corpo, como os ossos, intestino ou bexiga. Desta forma, a tuberculose de um modo geral, causa sintomas como:
Outros sintomas
Além dos sintomas gerais de tuberculose, a tuberculose que afeta os pulmões, provoca sintomas como:
Tosse durante 3 semanas, inicialmente seca e depois com catarro, pus ou sangue;
Dor no peito, junto ao tórax e dificuldade em respirar;
Produção de escarro esverdeado ou amarelado.
Os sintomas da tuberculose pulmonar nem sempre são percebidos no início da doença e, por vezes, o indivíduo pode estar contaminado há alguns meses e ainda não ter procurado auxílio médico, por não ter sintomas.
Sintomas da tuberculose extrapulmonar
A tuberculose extrapulmonar, que atinge outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como rins, ossos, intestino e meninges, por exemplo,