Sala de espera
OBJETIVO: Informar a população sobre a doença, a necessidade do tratamento prolongado e o serviço prestado pela USF Alto do Coqueirinho.
RECURSO: Palestra informal com a participação da população e distribuição de folders.
TEMPO: 10 minutos
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis , que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. Doença de transmissão aérea, ou seja, que ocorre a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, sendo denominadas de bacilíferas.
Após 15 dias de tratamento a quantidade de bacilos eliminados capazes de infecção chega a níveis insignificantes.
Na tuberculose pulmonar, o principal sintoma é a tosse (seca ou produtiva, com expectoração purulenta ou mucoide, com ou sem sangue). Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório (pessoa com tosse por três semanas ou mais) seja investigado para a tuberculose.
Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, tais como: febre vespertina (no final da tarde), sudorese noturna (suor durante a noite), anorexia e emagrecimento.
Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados, principalmente, os seguintes exames: exame microscópico direto (baciloscopia direta), cultura para micobactéria com identificação de espécie, teste de sensibilidade antimicrobiana, teste rápido para tuberculose (TR-TB) e radiografia de tórax. Além desses exames, recomenda-se que o teste anti-HIVseja oferecido a todasas pessoas com tuberculose.
O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses e, nesse período o estabeleciemento de vínculo entre profissional de saúde e usuário é fundamental para que haja adesão do paciente ao tratamento e assim reduzir as chances de abandono para se alcançar a cura.
Logo nas