Sala de espera
O presente trabalho será apresentado à disciplina de Política Social II, ministrada pela professora Ana Camardelo, na Universidade de Caxias do Sul.
O objetivo da realização deste trabalho é conhecer o instrumento de abordagem coletiva: sala de espera, compreender o que é o mesmo, o porquê utilizá-lo, para quê utilizá-lo, com quem é realizado, e aonde fazer a sala de espera.
Para a construção deste trabalho utilizou-se da metodologia de estudo, denominada análise de conteúdo. Dessa forma, foi realizado o fichamento de textos, e posteriormente a categorização das informações presentes nos mesmos, buscando responder as seguintes questões: o que? o que é? porquê? para quê? Com quem? como? e aonde?
A bibliografia que aborda a questão da sala de espera é escassa e está basicamente direcionada a área da saúde, por isso utilizou-se de apenas quatro textos, disponíveis na internet, para a construção deste trabalho. No entanto, os textos continham bastantes informações, que nos permitiram construir conhecimento a respeito do tema e relacionar com diferentes áreas em que a mesma pode ser realizada.
2. O QUE?
O instrumental de abordagem coletivo denominado sala de espera.
2.O QUE É?
A sala de espera é um espaço físico aonde as pessoas esperam/aguardam por algum serviço. No entanto, esse espaço pode ser utilizado para o desenvolvimento de diversas atividades, com diferentes finalidades.
Uma das atividades que podem ser realizadas nesse espaço é a sala de espera , ou o grupo de sala de espera, que é um instrumental de abordagem coletiva, realizado com pessoas que estão esperando/aguardando por algum atendimento, ou seja, “[...] grupo de sala de espera é um grupo que se reúne na própria sala de espera, formado espontaneamente pelas pessoas que nela se encontram (pacientes, familiares ou acompanhantes). (SALTO, p. 2, 2000)
A sala de espera “[...] pode ser considerada um espaço dinâmico, onde ocorrem vários fenômenos psíquicos, culturais,