Folder assedio moral
O assédio moral é todo comportamento abusivo (gesto, palavra e atitude) que ameaça, por sua repetição, a integridade física ou psíquica de uma pessoa, desgastando o ambiente de trabalho. São pequenas agressões, pouco graves se forem tomadas isoladamente, mas que, por serem freqüentes, tornam-se muito destrutivas. O assédio moral pode ser considerado uma violência psicológica contra o trabalhador.
[pic]O que faz o assédio moral ser violento é a freqüência com que o ato é praticado. Quando a agressão é fruto de uma discussão ou irritação, não caracteriza o início do assédio, principalmente se o agressor se retratar com um pedido de desculpas, por exemplo. Mas, se este tipo de agressão se tornar repetitivo, e não existir nenhuma intenção de abrandá-las, é um início forte da prática do assédio moral.
O agressor
[pic]
Essa pessoa tem em sua personalidade a característica de se utilizar de coisas que não são próprias dela, sugando da vítima esses atributos, não conseguindo estabelecer uma relação verdadeira, pois o sentimento de perversidade estará, nela, em evidência. O agressor julga-se superior e moralista com relação às outras pessoas em todos os aspectos, entretanto entendemos que esse sentimento é um conflito de personalidade, uma vez que esta moralidade e superioridade não são verdadeiras. nível hierárquico do agressor (quanto maior, melhor) contribui para que o assédio aconteça com mais facilidade, pois a vítima é amedrontada, é chantageada, fazendo com que ela se reduza a uma posição de impotência e se renda aos ataques perversos do agressor.
A vítima Contrariando o que seus agressores tentam fazer acreditar, as vítimas, de início, não são pessoas portadoras de qualquer problema ou particularmente frágeis. Pelo contrário, freqüentemente o assédio se inicia quando uma vítima reage ao autoritarismo de um chefe, ou se recusa a deixar-se dominar. É sua capacidade de resistir à autoridade,