Folclore e Cultura brasileira
Principais aspectos do folclore nacional, diversificação, características do folclore de cada região, lendas, personagens, festas e danças.
O Folclore Brasileiro é muito rico e diversificado. Em cada região do Brasil podemos encontrar diversos contos, lendas e personagens que estão estritamente relacionados com a cultura popular, principalmente, das áreas mais interioranas. Esse folclore é fruto, principalmente, da cultura oral e foi passando de geração para geração com o passar dos anos.
Folclore
Em algumas partes do Brasil, o folclore é mais explorado, e muitas vezes levado muito á sério, principalmente em determinadas culturas, como a cultura indígena, um povo de raiz que até hoje mantém as origens e costumes, vivendo sempre em tribos e seguindo um líder que conta com experiencia e soberania para poder guiar seu povo.
Uma Região que também comemora muito as datas folclóricas, são as regiões Norte e Nordeste do Brasil, tanto que podemos ver através das comidas tipicas do folclore, que em sua grande maioria, diversos pratos, também são considerados como comidas tipicas dessas regiões.
Dentre todas as riquezas presentes no Brasil, uma que definitivamente marca o nosso país é a cultura. O Brasil é conhecido por possuir uma imensa cultura devido a grande miscigenação de raças que forma nossa população.
Sofrendo influências de outros países e de inúmeros imigrantes que aqui chegam, o Brasil possui uma cultura diferente relacionado a cada estado. Dentro das diversas culturas existentes, o país se destaca principalmente pela dança característica de cada lugar, sendo chamada de dança folclórica.
Exemplos de Folclore Brasileiro
Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de