Folclore em lenda, música e cor
Sonimar Hoffman
Projeto de arte “Folclore em lenda, música e cores”
OBJETIVOS:
*Reconhecer e utilizar diferentes cores primárias e secundárias;
*Criar e aplicar novas cores a partir de misturas;
* Selecionar e escolher cores para obter outras pedidas;
*Estimular e desenvolver o gosto pela música e dança;
*Estimular e desenvolver a criatividade e expressão através da dramatização;
*Conhecer lendas de nosso folclore;
*Compreender a extinção de animais e ser um cidadão consciente e transformador da sociedade.
COMPETÊNCIA:
Compreender que para obter cores secundárias, podemos utilizar as cores primárias e cores secundárias também podem ser misturadas, para obter cores terciárias. Assim quando não dispuserem de determinada cor de lápis ou tinta guache terão autonomia para compô-la.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialógica, roda da conversa, música, conto de lenda, leitura de textos informativos, construção de ficha do animal, mistura de cores com guache, lápis de cor e massinha, cartaz com pintura das mãos em guache, recorte e colagem de fantoche de palito, dramatização livre em sala.
AÇÃO DIDÁTICA:
Primeiro momento: Iremos dançar e sentir o ritmo, prestar atenção na música “O boto rosa” (Xuxa 5, 1990). Exploraremos o ritmo usando fitas de crepom nas mãos para os movimentos. A seguir faremos uma roda da conversa para conversarmos sobre o conteúdo da música parte lenda parte realidade extinção do boto. Leitura da lenda do boto. (2 aulas)
Segundo momento: Combinaremos como tarefa no dia anterior para que tragam informações sobre o boto rosa. Faremos uma roda de leitura das informações trazidas e a seguir construiremos um cartaz com a ficha do animal contendo suas características e habitat. Reconto da lenda e construção coletiva de cartaz com o texto da lenda. Após a construção dos cartazes irão construir um fantoche de palito do homem/boto. Terão que pintar, recortar e colar. Utilizando o fantoche brincarão