Folclore e cultura regiao NORTE
Norte
O folclore, comemorado no dia 22 de agosto, assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Como na região norte, a maior em extensão territorial do Brasil. Suas unidades federativas são Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Essa região possui influências de europeus, indígenas e africanos, diversificando sua cultura na culinária, música e dança, artesanato, lendas e mitos, remédios, dialetos e vestuário.
FOLCLORE
Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.
O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.
IMPORTÂNCIA DO FOLCLORE
O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
O folclore é um modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um