Folclore
Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. A UNESCO ,declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
A origem do nome folclore apareceu em 1846na Inglaterra, através de duas palavras saxônicas antigas “Folk” (inglês) que significa “povo” e “lore” que significa “conhecimento”, com a junção quer dizer conhecimento popular. O criador do termo foi William John Thoms (1803-1885) pesquisador da cultura européia. O folclore brasileiro constitui-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
Cada uma das cinco regiões apresenta em sua diversidade a sua cultura nas vestimentas, danças, festas, lendas e comidas típicas.
Mas, o que é folclore? Uma definição para o folclore pode ser a seguinte: um conjunto de mitos, lendas e parlendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. Veja agora algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil: Boitatá, Boto, Curupira , Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Saci-Pererê.A data de 22/08 (Brasil) foi criada em 1965 através de um decreto federal para comemoração do folclore.
Para que serve? Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo