Foi criado pelo Governo Federal no ano de 2004
O processo seletivo do ProUni 2015 primeiro semestre ofereceu 213.113 mil bolsas (135.616 integrais e 77.497 parciais) em 1.117 instituições de todo o país. O período de inscrições registrou mais de 1,5 milhões de candidatos inscritos, superando em 21% a marca de 2014.
o candidato precisa ter participado do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio), conquistado média superior a 450 pontos na prova e nota maior do que zero na redação.
As inscrições do segundo semestre do ProUni 2015 deverão ser feitas exclusivamente via internet, no site oficialhttp://siteprouni.mec.gov.br/. Durante o acesso, cada candidato precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem 2014. Estes dados poderão ser recuperados em links de apoio disponíveis na própria página.
Cada estudante terá a chance de escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Ao se inscreverem, os candidatos devem escolher o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de concorrência. O ProUni 2015 reserva bolsas a participantes com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
A renda do ProUni 2015 segundo semestre depende do tipo de bolsa. Para concorrer às bolsas parciais, é preciso comprovar rendimento bruto mensal de até três salários mínimos por pessoa. O limite é de um salário mínimo e meio em caso de bolsas integrais.
Além da nota no Enem 2014 e a renda mensal, existem outros requisitos do ProUni 2015 segundo semestre. Podem participar da seleção, apenas concluintes do ensino médio em escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares. São dispensados de tais condições candidatos com deficiência e professores da rede pública de ensino,