154792190353

2254 palavras 10 páginas
1. Início do Primeiro Mandato (2003-2006)

A gestão Lula iniciou dando continuidade à política econômica do governo anterior, FHC.

Em seu primeiro ano de governo, Lula empenhou-se em realizar uma reforma da previdência, por via de emenda constitucional, caracterizada pela imposição de uma contribuição sobre os rendimentos de aposentados do setor público e maior regulação do sistema previdenciário nacional.
Houve também o incremento na geração de empregos. Segundo o IBGE, de 2003 a 2006 a taxa de desemprego caiu e o número de pessoas contratadas com carteira assinada cresceu mais de 985 mil, enquanto o total de empregos sem carteira assinada diminuiu 3,1%. Já o total de pessoas ocupadas cresceu 8,6% no período de 2003 a 2006.

Lula lançou a campanha “Fome Zero” – projeto social destinado à melhoria da alimentação das populações menos favorecidas.

O combate à inflação, a ampliação das exportações e a contenção de despesas foram algumas das metas buscadas pelo governo.

2. Reunião G-20
Lula foi o primeiro presidente que participou da reunião do G-20, criado em 2003. A importância do G-20 é grande para o cenário internacional, pois lá estão os países mais do mundo, os países em desenvolvimento e os emergentes.

Além do G-20 financeiro, que reúne representantes de países desenvolvidos e países em desenvolvimento, existe outro G-20, que é composto apenas por nações emergentes. Ele é chamado pela imprensa de G-20 comercial, já que seu objetivo principal são as relações comerciais, o grupo tem

como tema central a elaboração de planos para defender os interesses agrícolas dos países em desenvolvimento diante das nações ricas.

O G-20 financeiro busca desenvolver projetos que leve a unificação das economias avançadas e emergentes para fortalecer a economia mundial, proporcionando uma estabilidade financeira no mercado global, garantindo um futuro sustentado para todos os países.
Seja na área comercial ou financeira, o Brasil se tornou um ator relevante

Relacionados