Fogão
Antarctica Paulista.
Este estudo, especificamente, se propõe a estudar peças publicitárias impressas que integram campanhas de propaganda onde a figura da mulher é o foco principal na formatação da linguagem publicitária e de sua disposição argumentativa, visando entender como se dá a percepção, em cada peça, desse recurso representativo.
A despeito de a cerveja ser consumida nos dias de hoje em pé de igualdade por ambos os sexos, o público masculino ainda é um pouco superior ao feminino, fato que pode ser o ocasionador do constante enfoque utilizado por esta categoria de produto, onde a figura da mulher é sistematicamente utilizada em enfoques claramente erotizados e a sedução faz par constante com trajes menores e/ou cheios de volúpia. Buscando perceber melhor como se dá este processo e aprofundar a análise dos elementos que o compõem, a escolha dos objetos de estudo que constituem o corpus deste trabalho recaiu sobre peças integrantes de campanhas publicitárias de cerveja.
Apesar de pontuais exceções, a propaganda de cerveja sempre teve o gênero masculino como público-alvo e, como consequência, a presença feminina como protagonista sempre se fez presente, como já citado. No entanto, nunca se observou como nos últimos dez anos, uma constância tão grande da superexposição feminina aliada ao apelo da sensualidade.
Foi justamente por este motivo que se estabeleceu o recorte cronológico desta pesquisa dentro deste decênio, optando-se pela escolha de peças exclusivamente concebidas para a mídia