ATPS
QUESTÃO SOCIAL, EXPLORAÇÃO E GÊNEROS.
Relatório científico apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I, no Curso de Serviço Social, na Universidade Anhanguera-Centro de Ensino Interação.
Profª. Mestre Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.
Campo Grande-MS
Outubro/2013
INTRODUÇÃO
As questões sociais no Brasil e o filme “Tempos Modernos” retratam explorações da força de trabalho dos operários, sem direito a descanso, intervalo para se alimentar e muito menos um ambiente adequado para tal. Os operários eram obrigados ter disposição conforme a velocidade das máquinas para aumentar a produção trabalhando cada vez mais rápido e com gestos repetitivos e em consequência disso adquiria uma doença nos nervos chamada LER (lesões por esforços repetitivos).
A maioria desses operários não tinha moradia digna, viviam em barracos insalubres na beira de córregos contaminados.
O filme foi feito em 1936 retratando um período difícil da história e apesar de ser uma comédia, ela mostra o drama que a população sofria nessa época, além disso, o desemprego e a fome. Basta dizer que esse povo estava se recuperando da 1ª Guerra Mundial em menos de 20 anos e já pairando no ar a 2ª guerra. Tempos de incertezas e dificuldades. Apesar dos fatos marcantes e difíceis, ele mostra que as pessoas ainda se tornavam solidárias uma com as outras na esperança de dias melhores.
SERVIÇO SOCIAL E O FILME TEMPOS MODERNOS
Os problemas que envolvem as questões sociais existem desde os tempos remotos, se agravando a partir da Revolução Industrial e a ascensão do sistema capitalista. O êxodo rural também teve sua contribuição na desestruturação da agricultura.
Com a vinda dessa população para a cidade, foi se agravando ainda mais a situação, pois