Fogueirinhas!
Aluno(s):
ISABELA DE CASSIA DIAS DE ALMEIDA RA 1308905
POLO
TRINDADE
2013
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Pedagogia
Bimestre: 2º bimestre
Turma: 2013
Professor (a): Silmara Machado
Leia a Resolução no. 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica
Compare a leitura anterior com o pequeno texto a seguir:
O mundo Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado lá do alto, a vida humana.
E disse que somos um mar de fogueirinhas.
– O mundo é isso – revelou. – Um montão de gente, um mar de fogueirinhas. Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.
In GALENO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2008
Elaborem um texto que destaque a diversidade expressa no documento e nos textos lidos acima. Pensem na diversidade das individualidades, mas também na pluralidade cultural presente no Brasil.
Somos seres humanos individuais, somos “fogueirinhas” diferentes mais com um grande poder de fogo e de aquecer. Na RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 (*) que define as regras para a educação básica, demonstra que apesar de termos regras a serem cumpridas estas podem e devem ser cumpridas respeitando cada fase da educação e modalidade de ensino para que as “fogueiras” do conhecimento sejam aquecidas conforme a singularidade de cada ser e na pluralidade do contexto em que ele se encontra.
Num país como o nosso com tanta diversidade cultural devemos levar em