foda
O rodeio tem origem nos EUA. Em meados de 1800, os colonos norte-americanos, depois de vencerem a guerra contra o México, adotaram os costumes de origem espanhola, entre eles as festas mexicanas e a doma de animais. A união destas duas atividades resultou no rodeio. A primeira prova oficial foi realizada em 1869, na cidade de Colorado, no Texas.
No Brasil, o rodeio surgiu em 1956, na cidade paulista de Barretos. Em 1955, a cidade possuía a pecuária como maior atividade econômica. Quando descansavam, os peões da região costumavam testar suas habilidades na lida com o gado. Foi assim que no mesmo ano nascia, numa mesa de bar, o "Clube Os Independentes". A partir daí, inspirada na lida das fazendas e nas disputas realizadas próximo aos currais, surgiu a Festa do Peão de Barretos, em 1956. E já na primeira festa a principal atração era a disputa entre o homem e o animal.
Barretos tornou-se o principal palco do rodeio brasileiro. Tudo ali realizado servia como modelo para outras cidades que já começavam a promover suas festas. Na década de 60, a agenda de eventos no Brasil era enorme, principalmente no estado de São Paulo. Os peões haviam se transformado em competidores e corriam de uma festa a outra atrás dos prêmios.
Em abril de 2001, a atividade passou a ser reconhecida oficialmente como esporte. O Rodeio tornou-se uma mania nacional que reúne pessoas de todas as idades em torno de um evento que exige coragem, técnica e perícia dos participantes. No Brasil, assim como nos EUA, seu país de origem, o rodeio é um estilo de vida que envolve tradição e modernidade.
E não é só no futebol que o Brasil tem estrelas, Adriano Nunes é tricampeão do campeonato mundial PBR (Professional Bull Riders), principal competição de montaria em touros do mundo. Ele foi o terceiro homem da história do rodeio a montar com sucesso os 10 touros da N.F.R., National Final Rodeo, entrando para o livro dos recordes (Guiness Book). O brasileiro é o único