Foda
Como a quantidade de alimentos com vitamina K pode anular o efeito do anticoagulante oral, é preciso que se mantenha uma dieta normal, porém balanceada, mantendo um nível constante dessa vitamina. Portanto, devem ser evitadas mudanças drásticas nos hábitos alimenmtares.
Folhas, vegetais verdes, ceros legumes e óleos vegetais contêm vitamina K em altos níveis. Entre os alimentos que parecem conter baixas quantidades, estão raizes (batata, beterraba, aipim, etc.), bulbos (beringela, abobrinha verde, etc.), polpa de frutas, sucos de frutas (de preferência, os feitos com a própria fruta, não os que vêm em garrafinhas ou pacotinhos), grãos de cereais e produtos moídos.
São alimentos com baixo teor de vitamina K os relacionados abaixo.
Bebidas:
* café descafeinado, normal, instatâneo ou expresso * Coca-Cola ou Pepsi comum e diet * suco de frutas * leite * chá preto ou verde * água
Grãos:
* cereais (tipos variados) * farinha * aveia * arroz
Massas:
* pão (tipos variados) * espaguete seco
Derivados de leite: * manteiga, * queijo Cheddar * Iogurte
A margarina é um alimento com quantidade média de vitamina K. Já a maionese e os óleos de canola, salada e soja contêm quantidades altas.
Frutas:
Maçã, banana, morango, uvas, limão, laranja e pêssego estão entre as frutas com baixo teor de vitamina K.
Carnes:
Também possuem baixo teor de vitamina K o bife da carne de boi, frango, presunto, peixe gorduroso, porco, camarão, atum e peru.
Vegetais:
O aspargo, repolho vermelho, a ervilha verde cozida e o abacate possuem teor médio de vitamina K. O brócolis, a couve de Bruxelas, o repolho, a endívia crua, a cebolinha crua, a kale crua, a alface, a mostarda verde crua, a salsa, o espinafre e o nabo cru possuem altos níveis de vitamina K. O feijão verde, a cenoura, a couve flor, o aipo, o milho, o pepino (com a casca removida), a beringela, a cebola, a pimenta verde crua, a abóbora, o