FMI
O FMI é um organismo global que possui 188 países membros. Suas principais atribuições são ajudar os governos membros a aproveitarem as oportunidades e gerenciar os desafios colocados pela globalização e o desenvolvimento econômico. O FMI acompanha as tendências econômicas globais e alertam os países membros para possíveis problemas futuros além de ajudar os governos a lidar com as dificuldades econômicas. Ele fornece conselhos de política e financiamento para os membros em dificuldades econômicas e também trabalha com os países em desenvolvimento para ajudá-los a alcançar a estabilidade macroeconômica e reduzir a pobreza.
O FMI apoia seus membros , fornecendo assessoria política para governos e bancos centrais com base na análise de tendências econômicas e experiências entre países ; pesquisa, estatísticas, previsões e análise com base em rastreamento das economias e dos mercados globais , regionais e individuais; empréstimos para ajudar os países a superar dificuldades económicas; empréstimos concessionais para ajudar a combater a pobreza nos países em desenvolvimento ; e assistência técnica e treinamento para ajudar os países a melhorar a gestão das suas economias.
Foi fundado depois da Segunda Guerra Mundial com o objetivo de construir um quadro de cooperação econômica que evitasse a repetição de politicas econômicas desastrosas que haviam contribuído para a grande crise da década de 1930. Desde então, o mundo mudou drasticamente, trazendo grande prosperidade e tirando milhões de pessoas da pobreza, especialmente na Ásia. De muitas maneiras o principal objetivo do FMI, de proporcionar a estabilidade financeira global, é o mesmo hoje como era quando a organização foi criada. Ele continua a proporcionar um fórum para a cooperação em problemas monetários internacionais ; facilitar o crescimento do comércio internacional, promovendo, assim, a criação de emprego, crescimento econômico e redução da pobreza; promover a estabilidade da taxa de câmbio e um sistema