O fmi
Ano Letivo 2012/2013
Economia C
Carlos Nunes nº3
Henrique Bello nº6
Ruben Lourenço nº17
Fundo Monetário Internacional
Introdução
Este trabalho foi elaborado para a disciplina de Economia C do 12º ano. Foi nos proposto um trabalho sobre um organismo com alguma importância na sociedade, nomeadamente na economia, e decidimo-nos por optar pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) pois é um assunto bastante atual e com bastante importância na Economia Europeia, principalmente na de Portugal. Queríamos, assim, ficar a conhecer um pouco mais sobre este organismo, como funciona, por que entidades é composto, quais são os objetivos pelos quais se regem, as nações que fazem parte dele e , por fim, o seu impacto em Portugal e quais foram as medidas que estes decidiram ser as mais eficazes para acabar com a crise.
Estrutura
A autoridade decisória máxima do FMI é a Conselho de Governadores e Conselho Provisório do Fundo Monetário Internacional, formada por um representante titular e um alterno de cada país membro, geralmente ministros da economia ou presidentes dos bancos centrais.
O órgão de direção executivo é o Conselho de Administração composto por 24 membros, oito desses países são os que detêm maiores quotas e estão permanentemente representados no órgão executivo de direção do FMI (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Arábia Saudita, China e Rússia). Os restantes 16 membros são nomeados por grupos de países. Este órgão é responsável pelas atividades operacionais do Fundo e deve reportar-se anualmente ao Conselho de Governadores. Concentra as suas atividades na análise da situação específica de países ou no exame de questões como o estado da economia mundial e do mercado internacional de capitais, a situação econômica da instituição, monitoramento económico e programas de assistência financeira do Fundo.
O Comité para o Desenvolvimento é constituído por 24 Governadores. Estes pertencem quer ao Fundo quer