Fluzao
Presente na maioria das células animais, apresenta-se como um revestimento externo da membrana, a qual se apresenta de maneira íntima.
O glicocálix é formado por glicoproteínas e glicolipídios entrelaçados, cujas principais funções são:
Aumentar a resistência da membrana celular;
Reduzir o atrito com o meio em células que apresentam deslocamento - água adere no glicocálice, o que torna sua superfície mais escorregadia;
Reter nutrientes, enzimas e outras proteínas ao redor da célula, criando um ambiente diferenciado pra que ela execute suas funções. Facilitar o reconhecimento entre as células para formação de tecidos a partir da composição exclusiva criada pelo Glicocálix e no processo de fecundação, entre ovócito e espermatozóide..
Curiosidade:As proteínas que caracterizam o sistema sanguíneo ABO ficam no Glicocálix.
CITOESQUELETO
Conjunto de fibras de proteínas
Funciona como esqueleto e músculos da célula
TIPOS DE FIBRAS DE PROTEÍNA
a) MICROFILAMENTOS (3 a 6 nM)
-Par de fios de actina torcidos entre si em hélice. Cada fio é formado por várias moléculas de actina. -As células possuem dois tipos de rede formada por estes filamentos: uma no ectoplasma, logo abaixo da membrana, dando consistência a essa região periférica do citoplasma;outra formando uma rede tridimensional no endoplasma.
-Mantém forma das células e das microvilosidades,participam da movimentação da célula - ciclose, pseudópodes e citocinese – graças ao seu poder de contração
b) FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS (10 nM)
- Formados por vários tipos de proteínas.
-Componentes dos desmossomos - confere resistência a tensões - além de sustentar núcleo e algumas organelas.
- Não participam dos movimentos celulares.
c) MICROTÚBULOS (20 a 25nM)
-Tubos ocos de paredes formadas por proteínas chamadas tubulinas. Podem aumentar ou diminuir em comprimento pela incorporação ou liberação de moléculas de tubulina.
- São produzidos em um local