Fluxos de produção
A Implantação do Fluxo Contínuo de Produção proporciona as empresas um ganho significativo na sua competitividade, pois pelo aumento do número de peças produzidas reduz o custo minuto, maximizando a lucratividade da empresa.
Fluxo de Produção Continuo:
O Fluxo Contínuo de Produção foi desenvolvido no decorrer da experiência do consultor Eng. Vanderlei Carlos Dorigon no setor de fabricação de artigos do vestuário, que aprovaram o método e obtiveram resultados significativos com a implantação do mesmo. Ele melhora significativamente os resultados de produtividade das empresas, pois altera de forma radical o sistema tradicional de produção.
O Fluxo Contínuo de Produção é visto atualmente pelos empresários do setor têxtil que o implantaram, como o sistema que revolucionou sua fábrica, principalmente pela melhoria do percentual de produtividade, Redução de *Lead - Time de Processo e queda do custo de produção. Os ganhos de produtividade obtidos são da ordem de 10% a 50%, ou seja, uma empresa que normalmente produzia 1000 peças por mês, com o incremento de 50% no seu indicador de produtividade (30% para 60%), produzirá 2.000 peças, sem necessariamente aumentar o número de funcionários na produção.
*”Lead time” ou “tempo de aprovisionamento” ou ainda “ciclo”, em português europeu, é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término.
Indústrias do tipo contínuo:
Onde os equipamentos executam as mesmas operações de maneira contínua e o material se move com pequenas interrupções entre eles até chegar a produto acabado. Pode se subdividir em:
- Contínuo puro: uma só linha de produção, os produtos finais são exatamente iguais e toda a matéria prima é processada da mesma forma e na mesma seqüência;
- Contínuo com montagem ou desmontagem: varias linhas de produção contínua que convergem nos locais de montagem ou