Concepções dos alunos do segundo ano do ensino médio sobre radioatividade
Dayana Ribeiro wwiniver@hotmail.com Introdução
O ensino de Química no ensino médio ainda mostra-se muito superficial, principalmente quando nos retratamos ao tema Radioatividade. A maioria dos alunos conhece o assunto, falam sobre ele, mas realmente não sabem interpretar o que é radioatividade, para que ela serve e, principalmente, se ela traz algum beneficio para a humanidade.
A forma como o professor aborda a radioatividade em sala de aula e o conteúdo a respeito do tema presente nos livros didáticos de química, trabalhados atualmente nas escolas do ensino médio, normalmente a retratam como sendo algo maléfico, que traz apenas danos ao ser humano. Não mencionam os pontos positivos.
Os professores não adaptam os conteúdos presentes nos livros didáticos, nem se quer analisam os mesmos para saberem se as informações estão realmente abrangentes e de bom embasamento.
Através de questionários buscamos conhecer quais as concepções que os alunos apresentam sobre o tema Radiatividade e se as estratégias utilizadas, em sala de aula, pelo professor estão sendo eficazes.
A pesquisa
Inicialmente foi realizada uma pesquisa com um grupo de alunos intencionalmente selecionados e convidados para participar da pesquisa. A amostra foi constituída por 20 alunos da segunda série, do período noturno, do Ensino Médio de um Colégio Estadual da cidade de Iretama.
As informações submetidas à análise foram coletadas a partir de um questionário contendo oito perguntas previamente formuladas.
Concepção sobre Radioatividade
As respostas de cada questionário foram analisadas, reunindo parágrafos ou frases que, contendo características semelhantes entre si, permitiu que se soubesse qual a concepção que cada aluno possuía sobre Radioatividade.
Mesmo os alunos entrevistados tendo estudado o conteúdo ‘Radioatividade’ no terceiro bimestre deste ano letivo, 2011, a concepção destes sobre o tema foram