Fluxo de produção
É uma representação simbólica, que descreve a sequencia das fases de um processo de produção.
FLUXOGRAMA - É a representação gráfica que apresenta a sequencia de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo.
É conhecido também com os nomes de Flow-chart, carta de fluxo do processo, gráfico de sequencia, gráfico de processamento dentre outros.
Melhorar a visualização do processo, sendo uma ferramenta útil para verificar como os vários passos do processo estão relacionados entre si, na análise das causas de um inconveniente, para descobrir eventuais falhas de procedimento ou sequencia de operações.
Principais Objetivos:
Uma padronização na representação dos métodos e os procedimentos administrativos; Podem-se descrever com maior rapidez os métodos administrativos;
Pode facilitar a leitura e o entendimento das rotinas administrativas;
Pode-se identificar os pontos mais importantes das atividades visualizadas; Permite uma maior flexibilização e um melhor grau de análise.
Permite visualizar o processo como um todo.
Identificação de atividades críticas para o processo;
Conhecimento da sequencia e encadeamento das atividades dando uma visão do fluxo do processo;
Documentação do processo para análises futuras, adequação a normas e certificações e esclarecer sobre o funcionamento para pessoas recém admitidas na organização;
Fortalecimento do trabalho em equipe quando o desenvolvimento do fluxograma é feito com a participação de todos os envolvidos.
DIAGRAMA DE BLOCOS
É o mais simples dos fluxogramas, indicando apenas as atividades realizadas sem diferenciá-las por tipo;
Utilizado para uma visualização rápida do processo;
Pode ser horizontal ou vertical;
Devem ser utilizadas frases curtas que identifiquem as atividades
realizadas;