fluxograma
OQUE É?
É uma representação gráfica de um processo ou rotina de trabalho geralmente feito através de figuras geométricas e retas que demonstram, de forma descomplicada, a transição de informações entre os elementos que o compõem. Pode ser definido também como o gráfico em que se representa o curso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo: determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dispensando.
PARA QUE SERVE?
Esta ferramenta é fundamental para simplificação e racionalização do trabalho, permitindo um estudo detalhado dos métodos, processos e rotinas de um departamento ou área da organização. Assim como o organograma é a representação gráfica que serve para estudo da estrutura de uma empresa, o fluxograma serve para estudo do seu funcionamento. Podemos destacar o fluxograma como: Simples, Vertical, Descritivo Fluxograma Multifuncional, o mais utilizado.
Fluxograma Simples
Este não utiliza qualquer simbologia que identifique a operação, apenas uma estrutura em etapas sequenciais mostrada num gráfico. Este fluxograma é utilizado em processos gerais, onde as pessoas compreendam sem precisar de conhecimento em simbologias.
Fluxograma vertical
Tem simbologias simples que permitem uma leitura técnica das etapas sequenciais, este é usado em atividades que necessitam de facilidade de leitura e não sejam complexos.
Fluxograma Descritivo
Este descreve as atividades dentro de módulos sequenciais, ou seja, a rotina de trabalho é descrita passo a passo facilitando sua leitura e entendimento.
Fluxograma Multifuncional
Este tipo de fluxograma permite uma visão global do processo através de funções sequenciais, com início e fim determinados. O uso de simbologia e as múltiplas funções que envolve o processo são as principais característica de fluxograma. Como este é o mapa mais completo vamos trabalhar com ele.
Informação
Quando um processo é padronizado