Fluxograma
APLICAÇÕES DO FLUXOGRAMA
- Melhora a compreensão do processo de trabalho.
- Mostra os passos para a realização do trabalho.
- Cria normas de padrão de trabalho.
2= Classifique as Falhas no Processo
As falhas apresentadas por um sistema ou processo estão diretamente relacionadas a confiabilidade do sistema, conforme apresentado em posts anteriores. Quanto a sua classificação, as falhas podem ser classificadas de acordo com o tempo de vida do processo, ou seja, seu inicio, maturidade e fim.
Entendendo que um processo é um conjunto de atividades e tarefas que interagem utilizando recursos para converter entradas em saídas com valor agregado. Um exemplo bem simples para entender isso é num processo produtivo, onde a entrada seria o insumo, ou matéria-prima, e a saída o produto ou serviço. Logo, se um processo é falho, vai interferir diretamente no produto final.
TIPOS DE FALHAS
Um processo pode apresentar três tipos de falhas classificadas como:
- Prematuras ou de partidas: ocorrem no período inicial de operação do processo e tem relação direta com a adaptação dos equipamentos, capacitação dos operadores, falta de maturidade na gestão do processo ou falta de informação sobre a atividade. Nesta etapa, a taxa de falhas deve ser decrescente.
- Aleatórias ou causais: ocorrem no período de plena operação do processo e estão relacionadas a diversas causas aleatórias, que podem ser de natureza técnica, operacional e humana. Nesta fase, para que o processo seja eficaz, a taxa de falhas deve apresentar valor mínimo constante.
- Por desgaste: ocorrem pelo desgaste do processo devido ao tempo de utilização e de sua vida útil. Seu desgaste pode ser antecipado devido à manutenção não adequada ou a