Fluxograma
Não
Controle 1
Informar para agência de empregos os requisitos necessários para a vaga.
Controle 2
Conferir se a documentação do candidato está completa.
Controle 3
Observar se o funcionário temporário preenche todos os requisitos para ser efetivado. O período não pode ultrapassar os 90 dias.
Controle 4
O contrato do funcionário passa a ser por tempo indeterminado.
Controle 5
Cobrar da agência a rescisão do funcionário não efetivado.
O Manual de Controles Internos é uma ferramenta que auxilia na visão de processos para o fluxo de atividades da empresa.
Visa-se entender que as áreas de uma empresa não são partes independentes de um processo. São na verdade, um conjunto de ações com o mesmo objetivo: chegar ao resultado final.
Assim quando a empresa atua sem uma visão geral de processo, o fluxo de operações e informações , apresenta-se de forma desordenada e repetitiva, podendo ocorrer retrabalhos e operações ineficazes. Isto porque as áreas estão interessadas apenas em executar sua parte no processo excluindo a importância atribuída à cada área envolvida no processo de chegada ao resultado.
Quando a empresa atua com visão geral dos processos, as operações e informações fluem contínua e uniformemente, visto que todas as áreas têm total conhecimento da importância de sua participação no processo. Com isso é facilitada a identificação de possíveis falhas ou perdas de qualidade durante à obtenção do produto final do processo.
O Manual de Controles Internos é o guia que ajudará a manter o conceito e alcançar a eficácia do produto final de cada processo.
1.1
Definições
Controle: Consiste em verificar se tudo ocorre em conformidade. Tem por objetivo apontar falhas e erros.
Assim, Controle Interno, representa o conjunto de procedimentos, atos, métodos e medidas