Fluxograma
Sistemas é um conjunto de elementos interdependentes que se interagem formando um todo organizado. É todo o conjunto, formando uma grande sinergia.
A Teoria de Sistemas foi desenvolvida a partir dos estudos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, onde ele critica a visão que se tem do mundo dividida em diferentes áreas, como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia etc. São divisões arbitrárias e com fronteiras solidamente definidas. Sua teoria afirma que se devem estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.
A teoria de sistemas trousse uma extraordinária ampliação na visão dos problemas organizacionais devido à abordagem das organizações como sistemas abertos.
2. CARACTERISTICA DE UM SISTEMA
O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados.
3. TIPOS DE SISTEMAS
Há uma variedade de sistemas e várias tipologias para classificá-los. Quanto à sua constituição, os sistemas podem ser físicos ou abstratos, ainda podemos classificá-los quanto à sua natureza, sendo denominados de fechados ou abertos.
3.1 Sistema Abstrato
Composto por idéias, planos, conceitos e hipóteses, onde atributos e objetos são significativos, que são vistos, na maioria das vezes, nos pensamentos das pessoas. São compostos por software.
3.2 Sistema Físico
Composto por equipamentos, máquinas e objetos, ou seja, coisas reais. Por exemplo, em uma empresa, os equipamentos de escritório constituem o físico da empresa.
3.3 Sistemas Fechados
Não apresentam trocas com o meio ambiente que os circunda - Sistemas mecânicos, como máquinas e equipamentos, são do tipo que não se intercalam com o ambiente. Não sofrem nenhuma influência do mesmo e também não o influenciam.
3.4 Sistemas Abertos
Apresentam relações de intercâmbio