Fluxograma
Introdução
Este trabalho tem, portanto, o objetivo apresentar um recurso esquemático importante para análise do processo produtivo. Estudar as especificidades da Engenharia de Métodos proporciona uma maior compreensão desta área da Engenharia de Produção, visto que sua importância é ressaltada no contexto produtivo, enfocando o fator humano e a produtividade na atual sociedade da informação e do conhecimento.
Para se executar um determinado trabalho, deve-se efetuar uma investigação detalhada acerca de recursos, métodos e tecnologia. Para este fim, faz-se necessário utilizar recursos esquemáticos para a análise do processo produtivo. Freqüentemente, é desejável ter uma subdivisão do processo em uma série de operações.
Conceito
É a técnica de representação gráfica que se utiliza de símbolos e cores para previamente estipulados, para mapear, de forma clara e objetiva, a seqüência de um processo produtivo.
É um gráfico universal, que representa o fluxo ou a seqüência normal de qualquer trabalho produtivo ou documento.
Objetivos
Padroniza a representação dos métodos e os procedimentos administrativos e operacionais;
Maior rapidez na descrição da rotina ou procedimento;
Facilita a localização, a análise e o entendimento de pontos estratégicos;
Vantagens
Simplificação de projetos detalhando trabalhos e tarefas;
Usa uma simbologia universal e normalizada;
Treinamento eficiente com uma leitura rápida e eficiente.
Desvantagens
Apresenta dificuldade no desenho e alterações;
É necessário aplicativo específico seu desenho.
Processo de construção de um fluxograma 1.1. : Para a construção do Fluxograma é necessário que exista uma seqüência lógica das atividades produtivas constituintes do processo. A seqüência do processo deve ser apresentada no fluxograma listando-se os símbolos identificadores segundo a ordem de ocorrência e ligando os por segmentos de reta, que representam o fluxo do item. Este gráfico tem início com