Fluxograma de gerenciamento de resíduos
A impressão offset é um processo de impressão planográfico que imprime folha a folha, cuja base de impressão está na repulsão da água e tinta gordurosa. O termo offset significa “fora do lugar”, cuja tinta passa por um cilindro intermediário, antes de atingir a superfície da área de impressão do suporte (papel). O uso da impressão offset compensa financeiramente para a produção de material impresso em alta tiragem, sendo seu custo inicial muito elevado para baixa tiragem.
No processo de impressão offset atual utiliza o CTP (Computer to Plate), as chapas (matriz) usadas para a replicação de imagens e textos no papel a ser impresso são gravadas por meio de laser controlado por computador, o arquivo é lido e transferido à laser para a chapa, sem a necessidade de fotolito intermediário. O CTP permite uma maior qualidade fidedigna ao arquivo original. A chapa também pode ser gravada via UV (Ultra Violeta).
Na impressão offset, o papel (ou outro tipo de suporte) recebe a imagem de impressão de uma borracha intermediária situada entre o cilindro da chapa de metal (matriz) e o cilindro impressor (pressão). Em resumo, a máquina de impressão offset apresenta três cilindros de impressão:
Cilindro da Chapa - acomoda a chapa (matriz), esse cilindro é composto por aço ou ferro, possui presas para segurar as chapas;
Cilindro da borracha (cauchu) – Borracha responsável por receber a imagem marcada de tinta da chapa, essa borracha transmite a informação de impressão para o papel;
Cilindro impressor – exerce a pressão de transferência da imagem da marcada na borracha para o papel;
No final do século XIX, antes da invenção das máquinas offset, ainda nos tempos da impressão litográfica, tentou-se ampliar o rendimento da litografia por meio das impressoras “Roto-diretas”, onde um pequeno cilindro marginava o papel que recebia a impressão diretamente da chapa, num processo mecânico manual, esse método imprimia de 1.500 a 2.000 papeis por hora.
Desde a