Biossegurança e Políticas Públicas da Saúde
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 Fluxograma e acondicionamento dos resíduos 8
4 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições do gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) de um dos maiores prestadores de serviços de saúde de Minas Gerais, o Hospital das Clínicas, que é referência no tratamento de patologias de média e alta complexidade, colocando toda a sua estrutura em favor do melhor tratamento para seus pacientes, beneficiando uma população de aproximadamente 450 mil pessoas por ano.
Uma das metodologias utilizada foi a observação participante, com levantamento detalhado da sistemática de gerenciamento, adotada pelo HC, desde a geração dos resíduos até seu destino final.
Além da criação de um curso de especialização em resíduos de serviços de saúde, possui um manual interno de orientações de descarte de todo o resíduo hospitalar com iniciativas em educação permanente e continuada, inclusive abordando o descarte dos perfurocortantes, identificados como principal causa de acidentes envolvendo material biológico, bem como a adequação da coleta interna e do armazenamento interno e externo dos RSS.
O PGRSS (Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde) do Hospital das Clínicas contempla todo o Campus como o Prédio Principal do Hospital e seus Anexos.
O Hospital das Clínicas tem como visão, ser em 2015 o melhor hospital de Minas Gerais, modelo de excelência em saúde com sustentabilidade e responsabilidade sócio ambiental, preservando sua identidade como hospital universitário.
2 DESENVOLVIMENTO
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG foi inaugurado em 21 de agosto de 1928. É um hospital universitário, público e geral que realiza atividades de assistência, ensino e pesquisa.
Está localizado