ghghg
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve pesquisa bibliográfica a respeito dos precursores da administração, Frederick Taylor, Henry Ford e Henri Fayol estes criaram teorias modelos de produção que revolucionaram sua época e a história da Administraçao.
Tais contribuições foram de suma importância, pois até nos dias de hoje são utilizadas técnicas e terorias destes que por meio de seu trabalho puderam contribuir para a evoluçao da Administaçao ao longo de sua história.
Com a realização deste trabalho pode-se verificar que a história da Administraçao está ligada diretamente nos ideiais de cada um e que servem como base administrativa para esta e futuras geraçoes de administradores.
Frederick Taylor
O americano Frederick Taylor foi responsável pela criação do modelo de administração científica criada no fim do século XIX e início do século XX e que se baseava na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
O primeiro período corresponde à época da publicação do seu livro shop management, 1903, onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo dos Tempos e Movimentos. Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente.
Buscando elevar o nível de produtividade de forma que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Sendo assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Em 1903, ele publica o livro