Diversidade
Populaçao
A região Sudeste é a de maior população no país e é também a região com maior densidade demográfica e o mais alto índice de urbanização.As duas maiores metrópoles nacionais, São Paulo e Rio de Janeiro, estão localizadas nessa região.
Vegetação
Vegetacao - O sudeste tem uma grande variedade de vegetação, é constituída principalmente pela Mata Atlantica Cerrrado e Vegetação litorania.
Clima
Tropical, Tropical de Altitude (Em áreas serranas), Subtropical úmido(sul do estado de são Paulo)
Tropical (Em parte dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo), Tropical de Altitude(nas áreas serranas), e subtropical (no sul do estado de São Paulo)
Região Sudeste: Paisagens intensamente Transformadas
No passado a região sudeste ocupava áreas de diversos tipos de vegetação como cerrado, caatinga, vegetação litorânea, campos de altitude e araucária. A mata atlântica atingia cerca de 500 km de toda costa brasileira, hoje restam aproximadamente 5% de áreas preservadas.
Os motivos que levaram à devastação foram os agentes de interesse econômico tal como a agricultura com a produção monocultora comercial de café, cana-de-açúcar entre outras, indústrias que surgiram após a Segunda Guerra Mundial no Brasil, mineração que serviu para o crescimento da região e do país e abastecimento das indústrias de matéria-prima e a ocupação urbana que se apoderou de extensas áreas e que muitas vezes não levaram em conta os fatores ambientais no início de sua formação, todos esses causaram sérios problemas de ordem ambiental ao longo de décadas, e dessa forma deixou uma herança de destruição e perdas naturais, muitas delas irreversíveis.
Hoje as poucas áreas preservadas se encontram em regiões com predominância de relevo com grande incidência de aclives e declives, ou seja, terreno acidentado, como por exemplo, a Serra do Mar e