Fluxo regular da renda
Uma maneira muito utilizada no funcionamento da economia é o que considera a existência de apenas dois agêntes econômicos: famílias e as empresas. Esta representação simplificada sobre o comportamento da economia abstrai a existência do governo e das transações econômicas do pais com o resto do mundo.
Considera que os indivíduos são os proprietários dos fatores de produção e vendem o uso desses fatores de produção às empresas, vendem às empresas o direito destas utilizarem-se dos serviços prestados pelos fatores de produção. Estas empresas utilizam tais serviços dos fatores de produção na elaboração de bens e produtos finais, que serão vendidos aos indivíduos.
Os indivíduos e firmas (tomados em conjunto) se relacionam pos meio de dois mercados: o mercado de trabalho e o mercado de bens e serviços.
Os indivíduos vendem o uso de seus fatores de produção as empresas e recebem uma renda monetária, caracterizando fluxo monetário. Esta transação é feita no mercado de trabalho que é representado pelos contratos de compra e venda de trabalho. As empresas compram o uso dos fatores de produção no mercado de fatores e pagam pela utilização desses fatores de produção.
As empresas utilizam os serviços de fatores de produção para elaborar bens e serviços de uso final, configurando o fluxo real. Estes bens e serviços são vendidos aos individuos no mercado de produtos, representando o fluxo monetário.
Com essa venda asa eqmpresas recebem uma receita. Indivíduos compram, através do mercado de produtos, os bens e serviços finais, elaborados pelas empresas. Para fazer essas compras, os individuos gastam a renda que obtiveram no mercado de fatores.
A representação circular do fluxo de renda surge pelo fato dos indivíduos ganharem renda no mercado de trabalho e despendê-la no mercado de bens e