Software pago x livre
SÃO PAULO
2011
Software Gratuito versus Pago: Qual escolher?
“O que é melhor: Software Gratuito ou Software Pago?” Não vou entrar na seara dos debates ideológicos sobre software livre e proprietário (Linux versus Windows) , já que isso é igual religião e cada um tem a sua. Vou tentar abordar o tema de uma maneira mais pragmática e prática. Primeiramente, acredito que tenhamos que separar os usuários em dois tipos: residenciais e corporativos. Assim poderemos analisar a questão através dessas duas óticas, já que as necessidades e requisitos de ambos são bem diferentes. Em seguida, devemos considerar alguns fatores relevantes que normalmente estão relacionados ao uso de soluções de software: disponibilidade, estabilidade, segurança/ privacidade, exclusividade e suporte. De maneira geral, usuários residenciais são mais tolerantes a níveis baixos de satisfação dos fatores mencionados acima. Os usuários corporativos, por sua vez, são menos tolerantes. Isso deve-se ao motivo óbvio que, na maioria das vezes, o segundo esta trabalhando e o primeiro não.
Quando nos deparamos com uma falha no serviço de correio eletrônico da empresa (indisponibilidade, por exemplo) no momento que precisamos enviar uma mensagem importante, tendemos a reagir de maneira indignada. O mesmo não acontece se o mesmo problema acontece quando estamos usando um aplicativo gratuito (hotmail ou gmail, por exemplo) para envio de uma mensagem pessoal. Nesse caso, a forma como lidamos com o problema é mais flexível e branda. Até porque, não estamos pagando nada pelo serviço.
Um ponto relevante é que o serviço pago normalmente vem com suporte, enquanto que o serviço gratuito não. Se o usuário corporativo estiver com problemas em um serviço gratuito, não teria para quem reclamar. A única solução seria sentar e aguardar o concerto.
Outro fator importante é a privacidade. Ninguém é ingênuo para imaginar que as