Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa
O Fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período (pode ser diário, semanal, mensal, etc...) o que deixa à empresa a vontade para planejar a melhor ação possível para um futuro mais prospero.
A demonstração do fluxo de caixa teve sua origem no Financial Accounting Standard Board (Fasb) 95, em novembro de 1987, colocada em vigor a partir de julho de 1988, que buscou atender às necessidades americanas, quanto aos anseios dos investidores, em geral, e das empresas que buscavam captar recursos nesse mercado.
“O fluxo de caixa é uma bússola financeira que ajuda o empreendedor, a saber, quanto ele pode gastar e a sinalizar o que ele poderá fazer no futuro”, define Clóvis Ailton Madeira, sócio responsável pela área de auditoria da *Grant Thornton.
Assim pode - se afirmar que todas as decisões que têm efeito no patrimônio e no lucro da empresa, em algum momento têm um efeito o caixa, e vise-versa, salvo alguns tratamentos contábeis específicos, tais como reavaliação de ativos e outros ajustes.
Através dos estudos bibliográficos sabe-se que existe dois tipos de fluxo de caixa: fluxo histórico e fluxo projetado .
Fluxo histórico: Situações que já aconteceram ou já estão pelo caminho.
Fluxo projetado: Utilizando-se do fluxo histórico e feita uma projeção de futuras receitas ou despesas, do mês subseqüente ou do mesmo mês mais para o ano subseqüente.
Para Hoji (2003, p.143), a apuração correta do fluxo de caixa por unidade de negócios traz vantagens significativas na avaliação do desempenho empresarial, pois é possível avaliar o retorno sobre o investimento de forma adequada.
*Grant Thorton: Empresa Prestadora de Serviços de Auditoria,Consultoria Tributaria ,Trabalhista e Empresarial no Brasil e no Exterior.
Fontes: