Fluxo de Caixa
CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO FINANCEIRA
FLUXO DE CAIXA
Sumário
RESUMO 2
1. INTRODUÇÃO 3
2. O FLUXO DE CAIXA E A PEQUENA EMPRESA 3
3. VANTAGENS DO FLUXO DE CAIXA 4
4. TIPOS DE FLUXO DE CAIXA 5
5. ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 6
6. MODELO DE FLUXO DE CAIXA PARA UMA PEQUENA EMPRESA 8
7. SUPERAVIT 11
8. CONCLUSÃO 11
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
RESUMO
O fluxo de caixa nada mais é do que a distribuição no tempo de todas as entradas e saídas de numerário geradas pelas atividades da empresa, com conceito de fácil assimilação, facilitando o entendimento por todos.
O escopo do presente artigo demonstra a importância da Demonstração do Fluxo de Caixa quer seja apresentada juntamente com as demais Demonstrações Contábeis ou isoladamente, especialmente no universo das pequenas e médias empresas, apresentando-se um modelo específico onde se propõe que o mesmo seja utilizado como instrumento de controle gerencial.
1. INTRODUÇÃO
Embora ainda não exigida pela lei das sociedades anônimas a demonstração de fluxo de caixa é de grande importância. Havendo necessidade de concentrar–se em um demonstrativo para análise de uma empresa certamente a escolha recairia sobre a projeção do fluxo de caixa.
Para empresas novas ou em fase de expansão pode significar a diferença entre sucesso e fracasso, já para as demais mostra o seu comportamento detectando se está em crescimento ou estagnada.
O fluxo de caixa é uma demonstração dinâmica, que oferece ao gerente financeiro uma bagagem de informações que o ajudará na tomada de decisões.
Representa a previsão, o controle e o registro de entradas e saídas financeiras durante um determinado período, contendo informações sobre a vida financeira da empresa. Através dele, obtêm-se as informações sobre o estado de liquidez da empresa;