Fluxo de Caixa Gestão Financeira
1. Custo da Mercadoria Vendida (CMV), tanto de roupas quanto de acessórios; 2. Custo de cobrança do cartão de crédito e débito
Inicialmente, o CMV para roupas era de 46%, e o de acessórios era de
41%. Já os custos de cobrança de crédito e débito, eram, respectivamente,
2,2% e 1,8%. Deste, modo, fazendo-se uma média dos quatro primeiros meses de 2014, percebemos que os custos somam aproximadamente 61,33% do total do faturamento.
Neste sentido, a solução proposta pelo grupo seria uma ampliação da política de vendas da empresa, na qual seria criado um incentivo paras as compras à vista. Dessa forma, a empresa concederia um desconto aos clientes que comprassem à vista, de modo que, a empresa passaria a receber um percentual maior de suas vendas no próprio momento da venda. Isso, além de diminuir os custos com cobrança de crédito, tornaria o caixa da entidade positivo no mês da venda, (uma vez que ela passaria a ter dinheiro disponível para saldar suas despesas no mês de sua ocorrência), levaria também a um aumento do faturamento, já que cada vez mais clientes (que desejem comprar à vista) optariam por comprar conosco.
Com relação ao CMV, optamos por um programa de fidelidade ao fornecedor, por meio de um contrato, em que a empresa se compromete a comprar, mensalmente, determina quantidade de seus produtos com esse fornecedor, em troca de uma redução nos preços.
Assim, o custo da
mercadoria é reduzido, levando á uma margem de lucro maior. O CMV de roupas passa, dessa forma, de 46% para 36%, e o de acessórios, de 41% para
31%.