Gestão Financeira - Fluxo de Caixa ou de Lucro?
O controle em uma empresa é uma das principais funções administrativas. Se não aplicado deixará a empresa sem rumo. Uma empresa que não abra mão de exercer o controle pode encontrar um mercado crescente e conquistar uma fatia dele maior do que tinha até então.
As garantias do investidor caem muito, pois a falta de controle é um dos fatores que contribuem para a taxa de mortalidade das empresas. Entre os principais problemas estão a falta de aperfeiçoamento de produtos/serviços e a ausência de gestão financeira, principalmente do fluxo de caixa. O aperfeiçoamento de produtos/serviços é essencial para uma pequena empresa que ainda não está consolidada no mercado. A ausência de inovação, de diferenciação da concorrência, contribui significativamente para o fechamento destas empresas.
A má gestão financeira, mais precisamente a ausência do fluxo de caixa, é um dos principais motivos do fechamento de micro e pequenas empresas.
Um simples relatório semanal ou mensal de fluxo de caixa ajudaria a compreender os resultados da empresa, a prever lucro ou prejuízo no mês, a controlar o capital de giro e também serviria como apoio para tomada de decisões estratégicas como deixar de vender um produto ou mudar a forma de pagamento de um determinado serviço.
A ausência do controle do fluxo de caixa pode trazer algumas consequências graves para a empresa:
- A empresa recebe o dinheiro das vendas, mas não sabe para onde vai este dinheiro.
- A empresa fica vulnerável a eventuais mudanças de mercado.
- A empresa não terá um planejamento financeiro confiável.
- A empresa não consegue prever quando e em quanto tempo terá uma sobra de