analise de credito
A análise de crédito é um processo organizado para analisar dados, de maneira a possibilitar o levantamento das questões certas acerca do tomador do crédito
Toda solicitação de empréstimo é submetida á analise de Crédito. Essa é uma maneira da instituição financeira averiguar se o cliente passou por dificuldades financeiras. Geralmente, leva-se em conta o rendimento, histórico sobre empréstimos anteriores, se há restrição no Serviço Central de Proteção ao Crédito - (SCPC) ou Serasa.
A análise de crédito tem como objetivo estudar a possibilidade de conceder crédito a uma pessoa física ou jurídica, avaliando a veracidade das informações prestadas pela mesma, e suas condições de honrar os compromissos financeiros. Também serve para minimizar os riscos da operação financeira e maximizar os resultados esperados, afinal, vender a prazo não é apenas uma necessidade de mercado; o capital investido deve retornar acrescido de rentabilidade, caso contrário, não seria tão vantajosa a operação.
Ao iniciar a análise de crédito devemos considerar alguns fatores: Identificar os riscos: observar de forma crítica os pontos sensíveis da negociação e avaliar onde há maior possibilidade de perda para o cliente, consequentemente, para o credor também. A partir do momento em que o cliente está lesado por perdas financeiras, pode tornar-se incapaz de honrar os compromissos financeiros assumidos junto ao credor.
Ter atenção quanto à capacidade de pagamento: objetiva a certeza do pagamento futuro dos valores financiados na data da operação. Adequar as necessidades do crédito com a sua utilização: verificar junto ao cliente que uso será feito do crédito concedido. É a melhor maneira de identificar que produto será mais indicado para sua necessidade. Avaliação do setor: é importante conhecer a atividade do cliente, o setor em que atua. Desta forma é previsível a capacidade de pagamento; de acordo com o momento vivido pelo