Flip Flop JK
Ano: 2014
Flip-Flop JK e Contadores
Assim como o flip-flop RS o flip-flop JK possui duas entradas de controle, porém qualquer combinação lógica das entradas J e K gera um estado válido diferente do flip-flop RS que pode gerar um estado inválido.
A partir da Figura 1 verifica-se que as entradas do flip-flop JK possuem como tomada de decisão o próprio valor da saída, com essa configuração é possível realizar uma operação chamada de toogle (comutar).
Figura 1: Flip-Flop JK síncrono
O modo de operação do flip-flop JK é equivalente ao do flip-flop RS com exceção para a combinação das entradas J = K = 1. Com nível lógico 1 nas entradas J e K o resultado das operações lógicas são determinadas pelo valor atual da saída do flip-flop, isto é, o valor das saídas é propagado para entradas
R e S do flip-flop. Se a saída está ativada o valor de R será 1, logo a entrada de reset é acionada fazendo com que a saída seja desativada. Cabe observar que o valor de saída comutou (inverteu), portanto se o valor de saída é zero, na próxima transição de clock o flip-flop entrará em modo set e sua saída será ativada.
Tabela 1: Tabela verdade resumida do flip-flop JK
0
0
1
1
0
1
0
1
1
0
inverso
Função
Memória
Set
Reset
Toogle
Assim como o flip-flop D o flip-flop JK podem ter mais duas entradas assíncronas com prioridade. A representação do flip-flop JK com transição em borda de subida é mostrada na Figura 2.
Figura 2: Flip-Flop JK com transição em borda de subida
A representação do flip-flop JK com transição em borda de subida é mostrada na Figura 3.
Figura 3: Flip-Flop JK com transição em borda de descida
Uma aplicação dos flip-flops JK é na construção de dispositivos contadores. Um contador assíncrono pode ser construído através de uma cadeia de flip-flops JK, onde cada flip-flop armazena um bit. O contador classificado como assíncrono possui sinal de clock somente no primeiro elemento da